
INTRODUÇÃO
As festas Coptas têm hinos profundos e doces e ritos esplêndidos que inflamam o espírito. Seu objetivo é oferecer o pensamento celestial e evangélico vivo e expor a Santíssima Trindade e Sua obra redentora na vida da igreja, de uma maneira que é simples o suficiente para ser experimentado por crianças, e: profundo o suficiente para apagar a sede de teólogos. Em nossa Igreja Copta, celebramos Sete Festas Maiores e Sete Festas Menores. Além disso, também celebramos Três Festas Mensais, Uma Festa Semanal e e as Festas dos Santos.
AS SETE FESTAS MAIORES

A Anunciação
Nela recordamos o cumprimento das profecias do Antigo Testamento e a conquista que os homens de Deus desejaram ao longo dos tempos, ou seja, a vinda da Palavra de Deus encarnada no ventre da Virgem (Mateus 13:17).
A Natividade de Cristo (Natal)
Seu objetivo é confirmar o amor divino, quando Deus enviou Seu Filho unigênito encarnado. Assim, Ele restaurou a humanidade a sua honra e santificou a nossa vida diária, oferecendo Sua vida como um Sacrifício em nosso favor.
A Epifania ou o Batismo de Cristo
Nesta festa, é conduzida a liturgia de abençoar a água, e o sacerdote abençoa o povo pela água nas frentes e as mãos para comemorar o batismo. Esta festa também nos lembra que, pela Sua encarnação, ele se tornou um homem verdadeiro enquanto Ele ainda era o Filho Unigênito de Deus, e pelo batismo nos tornamos filhos de Deus nele enquanto nós somos seres humanos.
Domingo de Palmeiras
É o domingo que precede a Páscoa. Tem seus hinos característicos e alegres (o Shannon - Hosanna (Mateus 21: 9)) e seu rito delicioso. A igreja comemora a entrada de nosso Senhor Jesus em nossa Jerusalém interior para estabelecer Seu Reino em nós e reunir todos nele.
Páscoa (A Pessach Cristã ou Páscoa)
Está precedida da Grande Quaresma (55 dias) e é considerada pela Igreja Copta como a Festa. "Seu prazo continua por cinquenta dias até o Pentecostes. A Páscoa também é essencialmente celebrada em cada Domingo pela participação em um sacramento da Eucaristia. Para a igreja, deseja que todos os crentes possam desfrutar da nova vida ressuscitada em Jesus Cristo (Romanos 6: 4).
Ascensão
É comemorado no quadragésimo dia após a Páscoa na quinta-feira. Nesta festa lembramos Aquele que nos levanta e nos levanta para sentar-se com ele no céu (Efésios 2: 6).
Pentecostes
Representa o aniversário da Igreja Cristã. Quando o Filho Unigênito pagou o preço pela salvação dela, ele subiu ao céu para preparar um lugar para ela. Ele enviou Seu Espírito Santo nela, oferecendo sua existência, orientação, santificação e adorno como a Noiva Celestial. Neste dia, a igreja conduz três conjuntos de orações, chamados de "Arranjo", durante os quais são oferecidos incenso e orações em favor dos doentes, dos viajantes, dos ventos, e dá especial atenção ao dormente, como sinal de ela desfrutando a comunhão e a unidade com Cristo que desafia mesmo a morte.
AS SETE FESTAS MENORES

A circuncisão de nosso Senhor
É celebrado no oitavo dia após o Natal, pelo qual lembramos que a Palavra de Deus que nos deu a Lei, Ele mesmo foi submetido a esta Lei, cumprindo-a, nos conceder o poder de cumprir a lei de maneira espiritual.
A entrada do nosso Senhor no Templo
Lembramos que a Palavra de Deus tornou-se homem e não quer que estivéssemos descuidados com nossas vidas, mas que estabeleçamos nossos objetivos cedo desde a infância. Assim, temos que trabalhar e cumprir nossos objetivos, independentemente das pessoas relacionadas a nós, apesar do nosso amor e obediência a eles (Lucas 2:24).
A Entrada da Sagrada Família para o Egito
A Igreja copta é distinguida entre todas as nações com esta única obra divina, pela vinda do nosso Senhor ao Egito entre os gentios.
O primeiro milagre de nosso Senhor Jesus em Caná
Nosso Senhor trocou a água em vinho, como Seu primeiro milagre, no casamento em Caná da Galiléia, confirmando Sua ânsia de alcançar o casamento celestial e concedendo-nos o vinho dele excedendo o amor.
A Transfiguração de Cristo
A unidade dos dois testamentos foi manifestada nesta festa, pois Moisés e Elias se reuniram com Pedro, Tiago e João. A glória de nosso Senhor foi revelada para satisfazer todas as almas que se levantam com ele ao monte de Tabor para desfrutar o brilho de Sua Glória.
Quinta-feira Santa
Esta é a quinta-feira da semana santa. Nele, comemoramos o estabelecimento do sacramento da Eucaristia pelo nosso Senhor Jesus, quando Ele ofereceu Seu Corpo e Sangue como o sacrifício vivo e efetivo, capaz de santificar nossos corações, concedendo-nos a vida vitoriosa e eterna. Este é o único dia da Semana Santa em que o Sacrifício da Eucaristia é oferecido, e o ritual de lavar os pés é praticado em comemoração do que Cristo fez pelos Seus discípulos.
Domingo de Tomé
Este é o domingo que segue a Páscoa; Nela abençoamos aqueles que acreditam sem ver para que todos possam viver na fé através do toque interno das feridas do Salvador (João 20:29).
AS FESTAS MENSAIS
Os crentes celebram alegremente a comemoração da Anunciação, Natividade e Ressurreição de Cristo no dia 29 de cada mês copta, a comemoração de Santa Maria no dia 21 e a festa do Arcanjo Miguel no dia 12.
A FESTA SEMANAL
Todos os domingos são como um verdadeiro sábado (descanso), no qual encontramos nosso descanso na ressurreição de Cristo. Não há abstenção da comida aos domingos após a celebração da Eucaristia, mesmo durante a Quaresma.
FESTAS DOS SANTOS

Há quase uma festa diária, para que os fiéis vivam em perpétua alegria e em comunhão com os santos:
As Festas de Santa Maria
A Igreja Copta venera Santa Maria como "Theotokos", ou seja, a Mãe de Deus, a quem a Divina Graça escolheu levar a Palavra de Deus no seu ventre pelo Espírito Santo (Lucas 1 : 35). Uma vez que ela é considerada o membro exemplar da igreja e a mãe intercedente em nome de seus filhos espirituais, ela é exaltada acima das criaturas celestiais e terrestres. Portanto, a igreja não deixa de a glorificar e celebrar suas festas, para que a imitemos e peçamos suas intercessões em nosso favor. Suas principais festas são:
- A anunciação de seu nascimento;
- Sua Natividade;
- Sua Apresentação no Templo;
- Sua Dormição;
- A Assunção de seu corpo;
- Sua aparição sobre a Igreja de Zeitoon;
- A aparição de seu corpo aos Apóstolos.
A festa dos Apóstolos
Esta é a festa do martírio dos apóstolos São Pedro e São Paulo. Esta festa é precedida por um período de jejum que começa no dia seguinte ao Pentecostes. Nesta festa, ocorre a liturgia de abençoar a água, no qual o sacerdote lava os pés de seu povo (homens e filhos) comemorando o que o Senhor fez por seus discípulos. Assim, o sacerdote lembra que ele é um servo que lava os pés do povo de Deus e não um homem de autoridade.
A festa de Nayrouz
A palavra "Nayrouz" é persa, que significa "o início do ano". O calendário egípcio remonta a 4240 aC. Os coptas restauraram o calendário com o início do reinado de Diocleciano em 284 DC, para comemorar os milhões de mártires coptas. Seu reinado é considerado uma era dourada na qual a igreja ofereceu verdadeiras testemunhas a Cristo, quando as almas dos mártires partiram para o paraíso e continuaram brilhando como estrelas vivas.
As duas festas da Cruz
A primeira festa está em Tout 17, (27 de setembro). Comemora a dedicação da Igreja da Santa Cruz, que foi construída pela rainha Helen, mãe do imperador Constantino. A segunda festa está em Barmahat 10 (19 de março) e comemora a descoberta da Santa Cruz nas mãos da mesma imperatriz em AD 326. Durante essas duas festas, a igreja realiza uma procissão semelhante à do Domingo de Páscoa e usa o mesmo tom de cantar (Shannon-Hosanna), para anunciar que a causa de sua alegria com a Cruz é a abertura dos corações (a Jerusalém interior) para receber o Salvador como o Rei que reina dentro de nós.