
JEJUM NA IGREJA
A Igreja Copta é uma igreja ascética que acredita no poder do jejum na vida dos crentes. O jejum não é considerado um exercício físico, mas é uma dádiva de amor interior oferecida tanto pelo coração como pelo corpo. "O homem não vive apenas com o pão, mas com toda a palavra que segue da boca do Senhor ..." Deut. 8: 3, Matt. 4: 4. O próprio Senhor, o Verbo Encarnado, jejuou antes de experimentar e realizar o Seu ministério em nosso nome. Nós, portanto, agilizamos com Ele para alcançar a vitória e as bênçãos no trabalho, e poderemos prosseguir no espírito e não de acordo com a carne (Romanos 8: 1). O Senhor jejuou por quarenta dias (Mateus 4: 2) para se transfigurar no meio de Moisés e Elias, que também jejuaram por quarenta dias (Êxodo 40:28; 1 Reis 19: 8). Desta forma, ele declarou que o jejum não é privação, nem é uma restrição ao corpo. A igreja exige-nos que se apresentem rapidamente e se abstenham dos alimentos por um período de tempo para experimentar a fome. O próprio Senhor experimentou fome (Mateus 4: 2), embora Ele seja a fonte de toda satisfação, física e espiritual. Os apóstolos experimentaram fome enquanto jejuavam (Atos 10: 1; 2 Coríntios 11:27)
Períodos Fixos de Jejum
O jejum semanal
Assim como a igreja cultiva o culto semanalmente, também pratica o jejum geral semanalmente. Isso tem sua origem na Igreja judaica. Os judeus estavam acostumados a jejuar às segundas e quintas-feiras, em memória dos dois dias em que Moisés subiu para receber os mandamentos e desceu da montanha carregando as duas tábuas de pedra. Desde a era Apostólica, a Igreja tem consciência do valor do jejum, e designou as quartas e sextas-feiras como dias de jejum. Isso é feito em memória da traição e da crucificação de Cristo.
A Grande Quaresma
A Grande Quaresma tem um grande valor na Igreja, o que fez com que os pais, assim que a Grande Quaresma começou, pegassem suas provisões e deixassem o mosteiro e se isolassem no deserto interior por quarenta dias.
Todos os jejuns têm uma bênção especial no gerenciamento da vontade: "Eu disciplino meu corpo e o reduzo à sujeição, para que, quando eu tiver pregado a outros, eu mesmo não seja desqualificado."
No entanto, a Grande Quaresma assume a forma de gerenciar as características de Cristo em você.
Quando Deus se uniu à nossa natureza na pessoa de Cristo, Ele fez tudo o que Ele queria que o homem vivesse neste corpo que Ele tomou, e neste nível, tudo o que Cristo fez em Sua humanidade Ele nos deu a capacidade de fazer.
Então, tomamos uma poderosa capacidade para duas obras importantes: vitória sobre Satanás e santificação do eu.
A autossantificação é o segredo do novo altar. Santificação significa dedicação ou dedicação. Não há diferença entre nosso corpo e o altar. Cristo habita em nós e também no altar.
O altar foi consagrado com o crisma, assim como nosso corpo no batismo. Portanto, o apóstolo Paulo extraiu a ideia de que “somos membros de Cristo”. “Então tomarei os membros de Cristo e os farei membros de uma prostituta?” Como sou um altar e um templo, então sou o próprio Cristo. O Papa Atanásio diz: “O altar é Cristo”. Para construir um altar, devemos:
Primeiro: Devemos destruir o que está estabelecido contra Cristo:
- O primeiro domingo: É a semana de preparação, o que significa que você deve extinguir todas as luzes do mundo. Se você for despojado do mundo que está em você, receberá a graça. Mudar de alimentos nunca o beneficiará, mas mudar sua vida o beneficiará. Santidade é despojar-se, estar pronto para destruir os castelos dentro de você, sejam eles pedras de tropeço, relacionamentos ou pecados específicos. - Segundo Domingo: A tentação "Depois de jejuar, subiu para ser tentado pelo diabo", o problema é que a vitória do diabo tomou poder sobre o primeiro Adão, e toda vez que você cai, ele toma poder sobre você, então toda a humanidade gira em um círculo de derrota até que Cristo veio e derrotou o diabo e nos deu a mesma possibilidade de vencer se tomarmos suas características.
O jejum antes do Natal
É uma preparação espiritual para receber o nascimento de Cristo. Ele dura quarenta dias mais três dias em memória do jejum geral observado pelos coptas no Egito durante o reinado de Al Moiz, quando a Montanha EI-Muqattarn foi movida
O jejum dos Apóstolos
Isto começa no dia seguinte ao Pentecostes e continua até a festa dos mártires São Pedro e São Paulo, no quinto de Abib (12 de julho). O objetivo deste período de jejum é preencher a alma com paixão para pregar a Palavra com um pensamento apostólico.
O jejum de Nínive
Essa dura três dias. Refere-se ao jejum de Jonas, enquanto ele estava dentro da barriga da baleia.
O jejum da Santíssima Virgem
Isto acontece quinze dias antes da celebração da festa da Santa Virgem Maria, de 7 a 22 de agosto (16 de Misra).
Epifania (Paramoun)
Rápido jejum na véspera da Epifania (Paramoun), este rápido jejum é observado imediatamente antes deste banquete.
Fora dos 365 dias do ano, os coptas jejuam por mais de 210 dias. Durante o jejum, não são permitidos produtos animais (carnes, aves, peixe, leite, ovos, manteiga, etc.). Além disso, nenhum alimento ou bebida pode ser tomada entre o nascer e o pôr-do-sol. Essas rigorosas regras de jejum - que resultaram em uma cozinha copta muito requintada ao longo dos séculos - geralmente são relaxadas pelos sacerdotes individualmente para acomodar doenças ou fraquezas.
SACRAMENTOS SAGRADOS
Os Sacramentos da Igreja são ações sagradas pelas quais os fiéis recebem graças invisíveis, através de sinais materiais ou visíveis. A Igreja Copta observa sete sacramentos:
Sete Sacramentos da Igreja Copta Ortodoxa
1. Sacramento do Batismo
O sacramento do batismo é a porta pela qual o crente entra na igreja e tem o direito de participar do resto dos sacramentos. No batismo, nós nascemos de novo sendo mergulhados em água três vezes em nome da Santíssima Trindade; o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Senhor Jesus Cristo instituiu o sacramento do Batismo ao ser batizado por João Batista no rio Jordão, quando o Espírito Santo veio sobre ele como uma pomba. Então, Jesus assegurou-o depois da sua ressurreição quando disse aos seus discípulos: "Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19)
2. Sacramento da Confirmação
O Sacramento da Confirmação também é conhecido como a Santa Unção de Myron. A palavra 'Myron' é uma palavra grega que significa 'unguento' ou 'perfume perfumado'. A pessoa batizada recebe o Santo Myron imediatamente após o Batismo, para se tornar um templo do Espírito Santo. O batizado é ungido com 36 sinais da cruz em suas articulações e sentidos para que o Espírito Santo possa habitar dentro deles. Por essa união, Deus concede a graça da confirmação aos batizados, bem como os dons do Espírito Santo.
3. Sacramento da confissão e arrependimento
O sacramento do arrependimento e da confissão é um santo sacramento, pelo qual o pecador volta a Deus, confessando seus pecados antes que o sacerdote seja absolvido pelo sacerdote através da autoridade que lhe foi concedida por Deus. Por esta absolvição, a pessoa confessada recebe o perdão desses pecados que ele confessou.
4. Sacramento da Sagrada Eucaristia
O Sacramento da Comunhão é um Santo Sacramento pelo qual o crente come o Corpo
Sagrado e o Precioso Sangue de Jesus Cristo, apresentado pelo Pão e Vinho. Este sacramento
tem um significado especial entre os sete sacramentos da Igreja. Às vezes é chamado de
"Mistério dos Mistérios" ou "Coroa dos Sacramentos"; pois todos os sacramentos são
coroados pela Eucaristia.
O Senhor Jesus instituiu a santa Eucaristia na Aliança quinta-feira. Depois de celebrar
o Rito da Páscoa dos judeus, Ele levantou-se e lavou os pés de Seus discípulos, como sinal
de arrependimento e preparação, depois sentou-se e instituiu a Páscoa da Nova Aliança, que
é o Sacramento da Sagrada Comunhão. "Ele tomou o pão, abençoou-o e quebrou-o, e
entregou aos discípulos e disse:" Pegue, coma, este é o Meu Corpo ", então tomou o cálice e
deu graças e deu a Seus discípulos dizendo:" Beba de todos vocês, pois este é o Meu Sangue
da Nova Aliança, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados " (Mateus 26:
26-28).
5. Sacramento da Unção dos Doentes
O sacramento da unção dos doentes é um dos santos sete sacramentos da igreja, através do qual os enfermos fiéis são curados de doenças psicológicas e físicas. O sacerdote unge a pessoa com o óleo sagrado do qual obtêm a graça do remédio de Deus.
6. Sacramento do Matrimônio Sagrado
O matrimônio é um santo sacramento, oficiado por um sacerdote, de unir um homem a uma mulher. Através deste santo sacramento, o homem e a mulher se tornam um, porque, como o Senhor Jesus disse: "Por isso, o homem deixará o pai e a mãe e se unirá a sua esposa, e os dois tornar-se-ão uma só carne. Então, eles não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, não separe o homem" (Mateus 19: 5, 6).
7. Sacramento do Sacerdócio
O Sacramento do Sacerdócio é um santo sacramento pelo qual o bispo coloca as mãos na cabeça do candidato eleito, para que o Espírito Santo descenda sobre ele e conceda-lhe uma das fileiras sacerdotais. Ele recebe autoridade para oficiar os sacramentos da igreja, doutrinas e outros. A palavra "sacerdote" é derivada da palavra hebraica 'Kohen', que significa sacerdote, e é designada para membros do clero.